Ortopedia

O que é artrose no joelho: Tudo o que você precisa saber

22/3/2024

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, mas desgastes podem causar artrose. Aprenda mais sobre essa condição degenerativa, seus sintomas, causas e também dicas para melhorar a sua qualidade de vida, mesmo com o diagnóstico de artrose no joelho.

O que é artrose no joelho?

A artrose, ou osteoartrite, é o nome dado ao desgaste que acontece nas nossas juntas. Esse problema afeta a cartilagem, que é tipo uma "almofada" entre nossos ossos. A cartilagem tem a função de permitir o deslizamento suave entre os ossos da articulação e é especializada em sustentar o peso do corpo, evitando o atrito e o desgaste entre os ossos.

Quando o desgaste acontece no joelho, a pessoa pode apresentar dor e fica com o movimento do joelho prejudicado causando um desconforto até nas tarefas mais simples. Porém, a artrose no joelho não acontece só por causa da idade. Há vários outros fatores que podem contribuir para isso, como ter tido lesões no joelho antes, estar acima do peso, alterações no eixo do joelho , ter tendência na família ou colocar muito esforço na junta.

Identificando os sintomas da artrose no joelho

Os sintomas da artrose no joelho podem mudar de pessoa para pessoa.

• Dor é o principal sinal. Pode aumentar depois de fazer exercícios, como caminhar ou subir degraus.

• Após descansar ou ao levantar pela manhã, pode ser que o joelho fique rígido.

• Muitas vezes, a pessoa sente o joelho quente e inchado.

• Os movimentos do joelho podem ficar limitados.

• Em certos casos, a pessoa sente como se o joelho estivesse "preso" ou escuta um som. Este som é chamado de crepitação, e acontece durante o movimento.

À medida que a artrose fica pior, os sintomas se agravam. Em casos mais graves, a junta pode até se deformar, " entortar" e isso pode dificultar a realização de tarefas do dia a dia, ressaltando a importância de buscar tratamento para dor no joelho.

A artrose no joelho tem cura?

Atualmente, não temos uma cura definitiva para a artrose no joelho. Mas, calma! Há diversos métodos para amenizar os sintomas e melhorar a vida de quem convive com essa condição.

O objetivo principal do tratamento é reduzir a dor e o inchaço, além de preservar ou aprimorar a mobilidade do joelho e retardar o progresso da doença. Existem estratégias que não envolvem o uso de medicamentos. Essas incluem fisioterapia e exercícios para fortalecer os músculos. Para quem está com sobrepeso, perder uns quilos pode ser benéfico, pois alivia a pressão sobre o joelho.

Como outras armas no alívio dos sintomas da artrose, há diversos medicamentos chamados “condroprotetores” que auxiliam na proteção da cartilagem e geralmente são de uso oral (comprimidos). Porém, o uso destes medicamentos não substitui as recomendações anteriores.

Além destes medicamentos orais, há medicamentos que podem ser injetados dentro do joelho, a chamada “infiltração”. Dentre eles, a viscossuplementação articular utiliza os derivados do ácido hialurônico que é o componente principal do líquido sinovial e auxilia na lubrificação da articulação, diminuindo o atrito articular e diminuem a dor da artrose no joelho.

Alguns estudos mostram que esta forma de tratamento pode até desacelerar a velocidade da artrose. Também podem ajudar no tratamento analgésicos e anti-inflamatórios, são usados sob orientação médica, para controlar a dor. Em situações mais graves, poderá ser considerada a cirurgia . Cada paciente terá um tratamento individualizado.

A artrose no joelho é uma condição degenerativa que pode trazer diversos desafios para o dia a dia de quem a possui. Apesar de não haver cura, existem diversos métodos para melhorar a qualidade de vida dos afetados. A identificação precoce dos sintomas é essencial para um tratamento eficiente. Por isso, é recomendado procurar orientação médica, sempre que sentir dores persistentes no joelho, rigidez, inchaço ou limitação dos movimentos. Não deixe a artrose no joelho atrapalhar sua rotina!