• O que é artrose?

É uma doença de caráter inflamatório e degenerativo das articulações, causada pelo desgaste da cartilagem que as revestem.

Pode acometer qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres, idosos e pacientes acima do peso ideal.

Os joelhos, são uma das articulações mais acometidas pela artrose pelo e impacto que suportam.

• Como ela pode ser causada?

Ela pode ser secundária a traumas como esportes de alta performance, impactos bruscos no local ou acidentes.

Também pode aparecer em alguns pacientes portadores de doenças como artrite reumatóide e obesidade .

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco para a artrose, como a idade avançada e sexo feminino.

• Quais são os sintomas?

O primeiro a aparecer e o principal é a DOR, sentida nos joelhos ao andar ou durante a prática de exercícios físicos. Crepitações e inchaços nos joelhos também podem ser sentidos.

• Qual a prevenção para ela?

Exercícios físicos realizados corretamente e sob supervisão, controle de peso e alimentação saudável.

• Qual é o tratamento?

O principal e fundamental é prevenir alguns fatores de risco como a obesidade, a realização incorreta de exercícios físicos e a alimentação inadequada.

Também fazem parte do tratamento, com o objetivo de aliviar os sintomas e impedir a progressão da doença, a realização de fisioterapia, a viscosuplementação e o uso de palmilhas específicas.

Para casos mais avançados, poderá ser necessário o tratamento cirúrgico através de próteses de joelhos e osteotomias.