• O que é Cisto de Baker?

      Também é conhecido como cisto poplíteo.

     Trata-se de uma formação cística benigna localizada atrás dos joelhos.

     Ele é preenchido por líquido sinovial, que é o líquido lubrificante naturalmente produzido pelo nosso organismo para proteger nossas articulações.

 

  • Por que ele aparece?

      Em adultos, pode ser secundário a doenças intra-articulares, como artrite, artose ou problemas relacionados ao menisco.

 

 

  • Quais são os sintomas?

            Os pacientes geralmente procuram ajuda médica ao sentirem ou visualizarem uma “bola” localizada atrás dos joelhos. Ela pode ser acompanhada de dor e até rigidez à execução de movimentos com essa articulação, se evoluir para volumes maiores.

 

 

 

 

  • Quando devo me preocupar?

      Se o paciente não procurar um ortopedista especialista, esse cisto poderá aumentar de volume e se romper.

     Nesses casos, o líquido extravasa para a musculatura da perna causando muita dor e inchaço, quadro clínico semelhante ao de uma trombose nas pernas. Portanto, ao notar um aumento de volume nos joelhos, um profissional habilitado deverá ser consultado

 

  • Qual o melhor exame?

      A Ressonância Nuclear Magnética é o melhor exame para esses casos. Tem a função de diagnosticar o cisto de Baker, de definir a doença pela qual ele foi causado e de também excluir outras doenças que podem estar presentes nas articulações.

 

  • Qual o tratamento?

      Para estabelecermos um plano de tratamento específico para cada paciente, precisaremos definir a causa que levou ao seu aparecimento. Dessa forma, iremos tratar a doença, para que ele regrida espontaneamente.