Olá, pessoal!

 

            Sou o médico ortopedista Dr. André e gostaria muito de agradecer sua visita ao meu site!

 

 

            Nesta página, irei contar um pouco mais sobre a minha história, meus caminhos até a ortopedia e o motivo pelo qual mantenho este site em funcionamento.

 

            Sou natural do interior do estado de São Paulo, filho de pai matemático e mãe advogada. Praticante de atletismo desde jovem, sempre me fascinei pela área esportiva.

 

     E também, infelizmente, acompanhei de perto muitos colegas que abandonaram o esporte precocemente, por lesões e traumas secundários à prática esportiva realizada de modo intenso e incorreto.

 

     Acredito que foi a partir daí que a medicina, em especial a ortopedia e a medicina esportiva, passaram a me chamar mais atenção e se tornaram o foco principal da minha vida.

 

     Acreditava que a prática esportiva poderia ser realizada sim, de forma correta e com o acompanhamento de profissionais habilitados, para garantir que todos pudessem realizar seus exercícios físicos ao longo de toda a vida.

 

            Para minha felicidade, fui aprovado no vestibular de Medicina na mesma cidade em que passei minha infância e adolescência e na qual meus pais continuam vivendo até hoje. A Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, localizada na cidade de Presidente Prudente, me concedeu todos os ensinamentos, práticos e teóricos de extrema qualidade, necessários para concluir os 6 anos da Faculdade. Além disso, ainda tive o privilégio de ser ensinado por renomados médicos e professores pelos quais tenho imensa gratidão e carinho.

 

            Logo após o término da Faculdade, fui aprovado na residência de Ortopedia e Traumatologia pela Pontifícia Universade Católica de São Paulo – PUC-SP; onde concluí os 3 anos de residência. Nesse período, o trabalho intenso e diário, as inúmeras cirurgias e ambulatórios, a convivência com ilustres e renomados ortopedistas e traumatologistas, e as longas horas de estudo nos livros me deram toda a base necessária para terminar minha residência da melhor forma possível: aprovado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Assim, recebi o título de Ortopedista e Traumatologista.

 

           Logo após, tive a honra de integrar o time do Hospital IFOR, para realizar a minha segunda residência médica, agora na área de Cirurgia do Joelho. Durante mais 2 anos, fiz parte da Equipe do renomado e querido amigo Dr. Antônio Milani, com quem convivi diariamente e pude aprender não só toda a medicina envolvendo essa articulação incrível chamada joelho; mas também, com toda sua humildade, carinho e atenção ao paciente, a me tornar um ser humano melhor.

 

            Nesse mesmo período, concomitantemente à minha segunda residência médica, fiz minha especialização em Medicina Esportiva pela Faculdade de Medicina do ABC Paulista. Pude então, associar todos meus conhecimentos ortopédicos, traumatológicos e clínicos/cirúrgicos dos joelhos aos movimentos realizados durante às mais diversas atividades esportivas.

 

     Conhecendo cada anatomia, movimento, trauma e pesos que nosso corpo é capaz de suportar, poderemos evitar e prevenir muitas lesões, tanto agudas quanto crônicas, que poderão aparecer ao longo dos anos.

 

            Atualmente, e felizmente, a população tem mais consciência da necessidade de bons hábitos alimentares associados à prática de exercícios físicos para não só prolongar os anos de vida; mas também, fazer com que esse anos adicionais sejam vividos com a melhor qualidade possível.

 

     Todos, desde os mais jovens que desejam realizar esportes e academias, até os de mais idade que buscam por fortalecimento muscular e alívio de dores tem dúvidas!

 

     Quais os melhores exercícios? Quais exercícios devo evitar? Como fazer atividades físicas e não me lesionar?

 

            Para isso, desenvolvi este site. Procurei trazer os temas mais questionados pelos pacientes na forma de perguntas e respostas, para facilitar a leitura e torná-la mais agradável.

 

     Espero esclarecer as principais dúvidas de vocês em relação ao tema, mas sei que o assunto é muito amplo e específico para cada paciente.

 

     Portanto, se restarem dúvidas, fiquem à vontade para me enviar via e-mail ou agendar um consulta em minha clínica, será um prazer conversarmos um pouco mais.

 

Abraços a todos e boa leitura!

 

 

• Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho – SBCJ.
• Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.

• Preceptor do Grupo de Cirurgia de Joelho do Hospital IFOR – Instituto de Fraturas e Ortopedia.
• Especialização em Traumatologia Esportiva pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC.
• Residência em Cirurgia do Joelho pelo Hospital IFOR e Escola Paulista de Medicina – EPM.
• Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
• Treinamento Avançado em Cirurgia de Joelho – ARTREX – Naples/Flórida – EUA.
• Formação Acadêmica na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.