• O que é o menisco?

     É uma estrutura fibrocartilaginosa em forma de meia lua e consistência semelhante a uma borracha.

     Situa-se entre o fêmur (osso da coxa) e tíbia (osso da perna).

     Tem a função de amortecer o impacto no joelho durante a caminhada ou atividade física para proteger a cartilagem do joelho.

 

 

 

 

  • Como ele pode ser lesado?

     Pode ser lesado durante o esporte, nas torções de joelho ou simplesmente durante o andar em pessoas idosas ou nos obesos.  

 

 

 

 

 

 

  • Sempre que ele for lesado é necessário operar?

     Na maioria dos casos em que o menisco for lesado e provocar dor o tratamento cirúrgico será necessário.

 

  • Como a cirurgia é realizada?

     A cirurgia é realizada através da artroscopia. Duas pequenas incisões são realizadas no joelho para permitir a entrada de câmera e instrumentais cirúrgicos para a operação. Todo o procedimento cirúrgico tem duração média de 25 minutos. 

 

 

 

  • A cirurgia é muito dolorosa?

     Não. Nos primeiros dias após a cirurgia, deixamos medicamentos analgésicos profiláticos, isso é, devem ser tomados antes que qualquer incômodo possa ser sentido.

 

  • Qual o tipo de anestesia?

     Raquianestesia. Anestesia realizada na região das costas. É a mesma utilizada nas cesarianas.

 

  • Vou precisar ficar internado?

     No dia da cirurgia, o paciente deve comparecer ao Hospital para a internação hospitalar. Após o procedimento, recomendamos permanecer aproximadamente mais 5 horas em observação.

     Após esse período, se não houver nenhum impedimento, o paciente poderá receber alta hospitalar com orientações e retorno no consultório médico.

 

  • Quais são as cicatrizes?

     Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada através de 2 pequenas incisões na região do joelho, de aproximadamente 1cm cada. As cicatrizes costumam ficar quase imperceptíveis após alguns meses, se todas as recomendações forem seguidas.

 

  • Quais cuidados precisarei tomar após a cirurgia?

     Dependo do procedimento realizado no interior do joelho, variando de um simples reparo meniscal (menicectomia) em que realizamos repouso por 2 dias e início gradual de atividade física após 15 dias;  até uma sutura meniscal ou reparo de cartilagem em que necessitamos de um tempo maior para recuperação.

     Não tomar sol sobre as cicatrizes até que elas estejam totalmente claras.